Grande sucesso de 2002, com reprise em 2011, a “Pequena Travessa” do título é Júlia, apelido dado a uma garota de aproximadamente vinte anos. Órfã de mãe, Júlia mora em um conjunto habitacional com o pai, Rafael, e os irmãos mais novos: Antonio e Daniel.

Alegre, extrovertida, inteligente e travessa, Júlia é muito querida por todos, especialmente por dois rapazes que cresceram com ela: Caio e Fernando, conhecido como Mercúrio.
Caio herdou do pai uma marcenaria, é um bom rapaz e se preocupa em ajudar as pessoas.
Mercúrio é ambicioso, sem escrúpulos e líder de uma gangue que vive envolvida com roubos e tráfico. Os dois são apaixonados por Júlia. Mas, o coração de Júlia realmente balança quando ela conhece Alberto, um jovem rico, bonito, bom caráter e que acaba de se formar eme direito.
Júlia e Alberto se conhecem numa situação muito difícil: o pai de Júlia acaba de ser atropelado e é levado às pressas para o hospital. Logo depois ela recebe a notícia de que seu pai ficará paraplégico.
Mercúrio tenta falar com Júlia, mas ela diz que quer ficar sozinha. Ele insiste e Alberto aparece para livrá-la de Mercúrio. Nesse momento nasce entre eles um grande amor, porém nenhum dos dois tem consciência desse sentimento.
Ao saber que o pai ficará impossibilitado de trabalhar, Júlia decide procurar um emprego para sustentar a família.
Júlia encontra um emprego em uma alfaiataria, mas o dono, Sr. Marcelo, prefere um rapaz para ocupar o cargo. Júlia tem a ideia de se disfarçar de homem, vai até sua casa e, logo depois, volta à loja e é admitida. A partir desse momento Júlia se transforma em Júlio.
Júlia (como Júlio) começa a trabalhar na loja. Um dia tem que entregar uma encomenda no escritório de George, um renomado advogado e pai de Alberto. “Júlio” aproveita e pede um emprego como recepcionista e diz que é para sua irmã, Júlia.
Júlia passa a trabalhar pela manhã no escritório de advocacia e, à tarde, na loja do Sr. Marcelo.
Alberto e Júlia voltam a se encontrar no escritório e nasce entre eles um grande amor.
Débora, a namorada de Alberto, mantém um caso secreto com Hugo e, junto com seu amante guarda um segredo: os dois são os responsáveis pelo atropelamento de Rafael, o pai de Júlia.
Apesar de não gostar de Alberto, Débora faz de tudo para se casar com ele, pois assim poderá salvar sua família da falência e separá-lo definitivamente de Júlia. Maquiavélica, Débora finge estar doente e obriga Alberto a se casar com ela.
Com Alberto casado começa uma disputa pelo amor de Júlia: Caio faz de tudo para conquistá-la. Mercúrio usa até de violência para conseguir ficar com ela e Alberto vive um grande dilema pois não consegue esquecer seu grande amor.
Você se lembra dessa história? Gostaria de uma nova reprise?