“Manancial” é uma história de amor e vingança movida pelo ódio entre duas famílias de um pequeno povoado: os Valdez e os Ramirez. A rivalidade entre eles é por causa de uma nascente que brota na pequena propriedade dos Valdez. A família Ramirez, dona do maior rebanho bovino e da maior propriedade da região, sempre quis comprar as terras onde está o manancial, mas Adalberto Valdez se recusa a vender.

Só que o verdadeiro motivo do ódio entre eles está na intimidade. Justo Ramirez, casado com Margarida, mantém um romance com Francisca, mulher de Adalberto Valdez. Essa relação causará a destruição das duas famílias.
A família Ramirez tem uma filha chamada Adriana, a protagonista da história, que nasceu na mesma época que Alexandre, único herdeiro dos Valdez. A vida dura do povoado faz com que os dois vivam separados boa parte da infância.

Apesar de terem crescido separados e alimentados pelo eterno ódio que existe entre as duas famílias, quando voltam a se encontrar, já adultos, se sentem muito atraídos um pelo outro. O primeiro encontro entre Adriana e Alexandre não é dos mais amigáveis, pois eles estão acostumados a odiar o sobrenome um do outro. Eles estão convencidos de que a única coisa que pode existir entre um Valdez e um Ramirez é o ódio, portanto, só podem ser inimigos.
O ódio entre as duas famílias aumenta quando Justo Ramirez, o pai de Alexandre, por meio de um negócio obscuro, consegue comprar o manancial que está nas terras da família Valdez. Depois de perder a propriedade para os Ramirez, Adriana e sua família são obrigados a deixar o povoado.

Antes de partir, Adriana jura que vai recuperar as terras que foram de seus avós e que seu pai tanto lutou para preservar. Sem dar explicações, ela vai embora do povoado sabendo que também está deixando para traz a possibilidade de ser feliz ao lado de Alexandre.
Certos de que conseguiram se livrar de seus maiores inimigos, os pais de Alexandre decidem arranjar uma esposa para o filho e escolhem sua sobrinha Bárbara para se casar com ele. Bárbara é uma linda jovem, porém, fria e calculista.
A família de Bárbara, interessada nas vantagens que esse casamento trará, decide formalizar o quanto antes o compromisso. O noivado de Alexandre e Bárbara coincide com a volta de Adriana ao povoado.

Bárbara logo desconfia que existiu algo entre Alexandre e Adriana e trata de manter a jovem bem longe de seu futuro marido. Porém, o amor é mais forte do que qualquer intriga e Adriana e Alexandre finalmente confessam que estão apaixonados. Adriana e Alexandre terão que enfrentar muitos obstáculos em busca da felicidade.
Sabe onde mais tem grandes histórias como Manancial? No meu Catálogo VOD, que acaba de receber uma nova trama: As Tontas Não Vão Ao Céu. Clique aqui https://www.guigo.tv/ e assista hoje mesmo!