“Os Dez Mandamentos”: a percursora, descubra qual a próxima trama bíblica que vai estrear na Record TV

“Os Dez Mandamentos” foi um fenômeno sem igual na teledramaturgia da Record TV, algo que nem seus executivos estavam esperando. Escrita pela autora Vivian de Oliveira e dirigida por Alexandre Avancini, a trama já foi reexibida em 3 ocasiões, sempre com ótimos números de audiência. Atualmente, a novela está na sua quarta apresentação pela TV Brasil.  

A novela não é nada além da épica história de Moisés, desde o seu nascimento até a sua morte. “Os Dez Mandamentos” é uma adaptação de quatro livros da Bíblia: “Êxodo”, “Levítico”, “Números” e “Deuteronômio”. A epopeia do protagonista, incluindo a sua rivalidade com Ramsés e a chegada das pragas ao Egito, culminando na travessia que levou os hebreus até a Terra Prometida, é uma das histórias bíblicas mais conhecidas e atrativas, e, convenhamos, tanta riqueza de história tinha tudo para dar certo.  
 
Ao total, foram quatro fases na história, o que implicou em algumas trocas de elenco, até a fixação do time, que permaneceu até o final. Muitos atores passaram por um processo de envelhecimento à medida que a trama avançava. A equipe de maquiagem, aliás, teve até um trabalho “extra”, pois precisou “mumificar” o faraó Seti I, assassinado pela vilã Yunet.  

Além disso, os cenários, figurinos e efeitos especiais também compuseram todo o conjunto da obra. Ou seja, a produção foi a mais trabalhosa da história da Record TV, que gastou cerca de R$ 700 mil por capítulo, com um extra de R$ 5 milhões no capítulo da abertura do Mar Vermelho. Esse momento da história colocou a emissora em primeiro lugar na audiência, em cima do até então imbatível “Jornal Nacional”, da TV Globo.   

Vale ressaltar que a novela não explodiu logo de cara, mas elevou os índices da sua antecessora, a trama “Vitória”, que não passava de 5 pontos. Mas os números começaram a aumentar com a chegada das pragas ao Egito, muito em virtude da curiosidade em cima dos efeitos especiais, além, claro, da movimentação que isso provocaria na história.  

E a primeira praga, a transformação da água em sangue, provocou uma ótima primeira impressão, porque a qualidade da produção ficou evidente. Isso criou uma boa expectativa do público! E foi a partir de então que a novela deslanchou de vez, até praticamente se estabelecer em uma média diária de mais de 20 pontos de audiência, incomodando frequentemente a Globo.  

Claro que o sucesso todo fez a Record prolongar a saga, o que prejudicou em tese o desenrolar da história. O “embarrigamento” do enredo com subtramas nem tão interessantes foi ficando cada vez mais explícito. A expectativa para a chegada de uma praga se alongava por vários capítulos, numa exaustiva espera.  

“Os Dez Mandamentos”, ainda assim, foi um marco da teledramaturgia da Record TV e pioneira de outras tantas tramas bíblicas que a sucederam desde então. As próximas foram “A Terra Prometida”, que foi uma continuação de “Os Dez Mandamentos”, “O Rico e Lázaro”, “Jesus” e atualmente “Gênesis”. Essas histórias têm mostrado que há público para esse tipo de folhetim de maior cunho histórico e religioso, público esse que não se restringe ao Brasil. Essas produções têm rodado o mundo, sendo grandes sucessos em países como Argentina, Chile, Uruguai e até nos Estados Unidos, um mercado supercompetitivo. 

Assista no vídeo abaixo os principais destaques da semana em “Gênesis”, atual trama bíblica da Record TV, é só dar click abaixo;

Atualmente, aqui na Guigo TV, é possível assistir “Gênesis” pela Record TV. O canal faz parte do meu Pacote Básico. E tem novidade vindo por aí, porque a emissora prepara para o próximo mês a novela “Reis”, explorando outras histórias muito populares e emocionantes do velho e novo testamento. Clique aqui https://www.guigo.tv/ e fique ligado na sua Guigo TV! 

Related Posts

Leave a Reply

My New Stories