“Os Dez Mandamentos” foi um fenômeno sem igual na teledramaturgia da Record TV, algo que nem seus executivos estavam esperando. Escrita pela autora Vivian de Oliveira e dirigida por Alexandre Avancini, a trama já foi reexibida em 3 ocasiões, sempre com ótimos números de audiência. Atualmente, a novela está na sua quarta apresentação pela TV Brasil.

A novela não é nada além da épica história de Moisés, desde o seu nascimento até a sua morte. “Os Dez Mandamentos” é uma adaptação de quatro livros da Bíblia: “Êxodo”, “Levítico”, “Números” e “Deuteronômio”. A epopeia do protagonista, incluindo a sua rivalidade com Ramsés e a chegada das pragas ao Egito, culminando na travessia que levou os hebreus até a Terra Prometida, é uma das histórias bíblicas mais conhecidas e atrativas, e, convenhamos, tanta riqueza de história tinha tudo para dar certo.
Ao total, foram quatro fases na história, o que implicou em algumas trocas de elenco, até a fixação do time, que permaneceu até o final. Muitos atores passaram por um processo de envelhecimento à medida que a trama avançava. A equipe de maquiagem, aliás, teve até um trabalho “extra”, pois precisou “mumificar” o faraó Seti I, assassinado pela vilã Yunet.

Além disso, os cenários, figurinos e efeitos especiais também compuseram todo o conjunto da obra. Ou seja, a produção foi a mais trabalhosa da história da Record TV, que gastou cerca de R$ 700 mil por capítulo, com um extra de R$ 5 milhões no capítulo da abertura do Mar Vermelho. Esse momento da história colocou a emissora em primeiro lugar na audiência, em cima do até então imbatível “Jornal Nacional”, da TV Globo.
Vale ressaltar que a novela não explodiu logo de cara, mas elevou os índices da sua antecessora, a trama “Vitória”, que não passava de 5 pontos. Mas os números começaram a aumentar com a chegada das pragas ao Egito, muito em virtude da curiosidade em cima dos efeitos especiais, além, claro, da movimentação que isso provocaria na história.
E a primeira praga, a transformação da água em sangue, provocou uma ótima primeira impressão, porque a qualidade da produção ficou evidente. Isso criou uma boa expectativa do público! E foi a partir de então que a novela deslanchou de vez, até praticamente se estabelecer em uma média diária de mais de 20 pontos de audiência, incomodando frequentemente a Globo.

Claro que o sucesso todo fez a Record prolongar a saga, o que prejudicou em tese o desenrolar da história. O “embarrigamento” do enredo com subtramas nem tão interessantes foi ficando cada vez mais explícito. A expectativa para a chegada de uma praga se alongava por vários capítulos, numa exaustiva espera.
“Os Dez Mandamentos”, ainda assim, foi um marco da teledramaturgia da Record TV e pioneira de outras tantas tramas bíblicas que a sucederam desde então. As próximas foram “A Terra Prometida”, que foi uma continuação de “Os Dez Mandamentos”, “O Rico e Lázaro”, “Jesus” e atualmente “Gênesis”. Essas histórias têm mostrado que há público para esse tipo de folhetim de maior cunho histórico e religioso, público esse que não se restringe ao Brasil. Essas produções têm rodado o mundo, sendo grandes sucessos em países como Argentina, Chile, Uruguai e até nos Estados Unidos, um mercado supercompetitivo.
Assista no vídeo abaixo os principais destaques da semana em “Gênesis”, atual trama bíblica da Record TV, é só dar click abaixo;
Atualmente, aqui na Guigo TV, é possível assistir “Gênesis” pela Record TV. O canal faz parte do meu Pacote Básico. E tem novidade vindo por aí, porque a emissora prepara para o próximo mês a novela “Reis”, explorando outras histórias muito populares e emocionantes do velho e novo testamento. Clique aqui https://www.guigo.tv/ e fique ligado na sua Guigo TV!