Ok, substituir o sucesso “Rebelde” era mesmo uma missão impossível. “A Vida É Um Jogo”, ou “El Juego de La Vida”, estreou aqui no nosso país, pelo SBT, na primeira semana de 2007. E não foi difícil apenas pelo sucesso de sua antecessora, pois “Rebelde” saía do ar após dezenas de trocas de horários e muitos cortes. “A Vida É Um Jogo” pagou também por todo esse descaso no ano de 2007.

Nem com um enredo do mais chamativo para os brasileiros, o futebol, e um elenco jovem e afiado, encabeçado por nomes como Ana Layevska e Sara Maldonado, a trama conseguiu chegar ao final da exibição. A novela foi interrompida no capítulo 35, um mês após ter começado, com um último capítulo criado pela edição às pressas e que não fez nenhum sentido para quem acompanhava a história. Mas um bom noveleiro vai além dessas questões… te apresento aqui um resumo deste enredo que, apesar do desfecho, tinha tudo pra dar certo.

Na história, o campo de futebol era o cenário principal de uma divertida história onde suas protagonistas, unidas, não só defendiam seu orgulho, mas também aprendiam a enfrentar a vida diante do desafio que o jogo oferece.

Lorena, Paulina, Daniela e Fernanda eram amigas inseparáveis. Aos dezessete anos, elas foram unidas por uma amizade tão verdadeira que é capaz de superar qualquer obstáculo, inclusive nos momentos difíceis que cada uma delas enfrenta no último ano do colégio.
São quatro histórias de amor, marcadas por encontros e desencontros, de sonhos e ilusões, mas também de terríveis intrigas e dolorosas verdades. Tudo isso dentro do universo adolescente onde os jovens acreditam que podem dominar o mundo. A vida dessas quatro garotas, especialmente a de uma delas, se entrelaça com a de João Carlos no enredo, um jovem cheio de ideais e extremamente dedicado à família.

Nesta história encontramos uma grande variedade de personagens: os amigos incondicionais, a garota popular e supérflua, a filha adotiva mal agradecida, o garoto tímido apaixonado pela menina extrovertida e sem esperança de conquistá-la, o malandro que não consegue superar a perda de seu primeiro amor, a fofoqueira, o brincalhão, o ambicioso capaz de tudo para ficar com a fortuna de seu próprio irmão, o ancião cheio de energia, que com entusiasmo treina um time de futebol através de seus sábios conselhos.
A novela ainda teve cenas rodadas durante a copa do mundo de 2002, vencida pelo Brasil, ou seja, seu tema estava superatual. Os personagens descobrem ao longo da trama que para serem campeões e atingirem suas metas não basta planejar e desejar. É preciso aprender a lutar e se entregar de corpo e alma em seus projetos. Uma curiosidade, é que a trama teve seu tema de abertura cantado pelo grupo teen Brasileiro “Twister”, e os garotos fizeram o maior sucesso nos anos de 2002 e 2003 também no México.

Ao final dessa história, após diversos enfrentamentos com os vilões, as quatro jovens protagonistas, unidas, alcançam a felicidade, e com seus respectivos pares, vencem o mais importante jogo que todos jogamos: o da vida.
Infelizmente, com status de insucesso, ela entrou para uma pequena lista das tramas que não conseguiram ser concluídas, junto a “Destilando Amor” (2007-SBT) e “Paixões Ardentes” (2004-Rede TV!).
No meu app Guigo TV além do canal TLN Network, também tem o incrível Catálogo de Novelas VOD, onde você assiste suas histórias como e quando quiser. Clique aqui https://landing.guigo.tv/ e saiba mais!