Esmeralda: relembre a clássica história que conquistou os noveleiros do Brasil

Com várias versões já apresentadas aqui no Brasil, a história desse grande sucesso, “Esmeralda”, começa numa noite chuvosa quando duas crianças nascem em circunstâncias completamente opostas, mas, através de uma troca, o destino vai mudar a vida delas para sempre.

Topázio (1984), Esmeralda (1997) e a versão nacional, Esmeralda (2004)

Na versão de 1997, apresentada pelo SBT em 2001, o menino, José Armando (Fernando Colunga), que nasceu em um casebre miserável, cresce numa mansão cercado de regalias, enquanto Esmeralda (Leticia Calderón), a linda menina que nasceu em berço de ouro, dá seus primeiros passos e cresce com uma vida muito pobre. 

Esmeralda cresce inocente em meio a lindas paisagens, livre como um pássaro, até encontrar José Armando.

As crianças foram trocadas ao nascer. Dominga (Raquel Olmedo), a parteira, havia acabado de fazer o parto de uma camponesa que morreu ao dar à luz um robusto menino. Logo depois vai até a casa grande na fazenda dos Penhareal para ajudar Branca (Raquel Morell), no parto do seu primeiro filho. Lá a expectativa era de que nascesse um filho homem, pois Rodolfo (Enrique Lizalde) não aceitava a ideia de ter uma filha. 

Branca dá à luz uma linda menina. Crisanta (Dina de Marco), a governanta, teme pela reação do patrão e, se aproveitando da inconsciência da patroa, combina com Dominga, a parteira, a troca das crianças. Como pagamento por guardar o segredo da troca, Dominga recebe um valioso par de brincos de esmeralda e acaba batizando a menina com esse nome.

Esmeralda é cega de nascimento, mas tem um coração de ouro que faz com que ela veja muito além do que as pessoas veem. Romântica e cheia de ilusões, ela sonha em um dia encontrar o verdadeiro amor. 

Graziela enfrentará o orgulho e a ganância da mãe, Fátima, pelo amor do jovem e humilde peão Adrian Lucero.

José Armando acaba de se formar em medicina e vai passar uns dias na fazenda junto com seus pais. O destino faz com que Esmeralda e José Armando se encontrem e se apaixonem perdidamente. Um amor intenso e verdadeiro nasce daí, mas que terá de enfrentar muitos obstáculos, um deles é Graziela (Nora Salinas), jovem de bons sentimentos e grande coração, mas manipulada pela mãe, a maquiavélica Fátima (Laura Zapata). Fátima fará até o impossível para escapar de sua condição de falida financeiramente, casando a filha com José Armando para colocar as mãos na fortuna dos Penhareal. 

Lúcio Malavér é tido como um pai para Esmeralda, mas, na verdade, nutre outros sentimentos pela garota.

Enquanto isso, Esmeralda ainda enfrenta o assédio inesperado de Lúcio Malavér (Salvador Pinedo), que de certa forma sempre foi para a jovem como um mestre, pois a ensinou a ler e preparou a moça para a vida. Mas que depois, não aceita que a personagem seja feliz com outro homem, saia do povoado ou até mesmo volte a enxergar. Ele teme que ela possa ver seu rosto, desfigurado em um acidente que sofreu para salvar Esmeralda, ainda pequena, de um incêndio na cabana onde vive com Dominga. 

Dr. Álvaro tentará conquistar o coração de Esmeralda.

Esmeralda, após desencontros com José Armando, decide ir para a capital e operar-se com o renomado cirurgião, Dr. Álvaro (Juan Pablo Gamboa), que também se apaixona por ela. A jovem volta a enxergar, passa a trabalhar no hospital como enfermeira e se aproxima ainda mais de Álvaro, ao mesmo passo em que José Armando volta a brigar pelo seu coração.

Com a revelação da verdade sobre a sua origem, Esmeralda “ganha” uma nova vida. Mas não perde a humildade e o carinho pelos que sempre a ajudaram, perdoa José Armando e se casam em uma linda cerimônia, passando a viver juntos com o filho e as bênçãos de seus pais e Dominga. 

O Final feliz de Esmeralda e José Armando.

O meu Catálogo de Novelas (VOD) está cheio de títulos que são sucesso tanto quanto Esmeralda. Clique aqui e comece sua maratona: https://landing.guigo.tv/.

Related Posts

Leave a Reply

My New Stories